Sugestão de Leitura

Esta semana trago um livro que ainda não li, mas que pretendo ler claro.


 


(Não aconselho a comprarem o livro no link que aqui deixo, pois alguns livros como este, editados há bastante tempo, podem ser encontrados facilmente, julgo eu, em feiras do livro por mais ou menos 1/3 do preço que consta no site)

Apesar de ainda não ter lido este livro, arrisco e recomendo-o pois conheço algumas linhas do pensamento do autor através de uma entrevista que deu na SIC Notícias há umas semanas atrás e também através do vídeo que mostra uma conferência na qual o autor participou. Poderão ver esse vídeo aqui.

Nesta obra, Gilles Lipovetsky analisa uma sociedade pós-moderna, marcada, segundo ele, pelo desinvestimento público, pela perda de sentido das grandes instituições morais, sociais e políticas, e por uma cultura aberta que caracteriza a regulação "cool" das relações humanas, em que predominam tolerância, hedonismo, personalização dos processos de socialização e coexistência pacífico-lúdica dos antagonismos - violência e convívio, modernismo e "retrô", ambientalismo e consumo desbragrado.

Sinopse 

Gilles Lipovetsky escreve sobre as novas atitudes surgidas na Europa e nos Estados Unidos, a apatia, a indiferença e a substituição do princípio da sedução ao da convicção.
A «Era do Vazio» fala-nos ainda do narcisismo e das novas relações sociais caracterizadas pela redução da violência e a transformação das suas manifestações íntimas.
Lipovetsky, professor de filosofia na Universidade de Grenoble, pensa poder reduzir todos esses fenómenos ao individualismo, que teria entrado numa nova fase nos países desenvolvidos.
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Roubo Continua

Inside Job - A Verdade da Crise (Documentário)

É quase "Mágico", sim, mas no fundo é alta finança...